Kurt Donald Kobain (Aberdeen, Washington, 20 de fevereiro de 1967 - 5 de abril de 1994) foi o líder, vocalista e guitarrista da banda norte-americana Nirvana. Faz hoje 11 anos que em montes de televisões e páginas de jornais se noticiava então o suícidio de Kurt....
Nasceu em Aberdeen, uma pequena cidade do estado de Washington. Desde cedo que começou a mostrar interesse pela música, canto e composição. Como diria mais tarde, teve um início de infância feliz.
Com apenas sete anos, foi-lhe receitado Ritalin, remédio este que cria dependência química, numa tentativa de reduzir a sua hiperactividade.
Com nove anos começou a demonstrar alguns problemas de comportamento. Escreveu na parede do quarto que odiava os pais. Começou a ter acompanhamento médico devido a problemas no estômago que duraram o resto da sua vida.
Depois do divórcio dos pais, viveu com outros elementos da família, saltitando de casa em casa, por dez vezes diferentes. Foi numa destas mudanças que aprendeu a tocar guitarra. Depois disto viveu algum tempo nas ruas, em corredores de prédios ou hospitais.
Aos 17 anos começou a dizer que tinha genes suicidas, referindo-se ao elevado número de suicídios na família. No entanto, o interesse pela música mantinha-se, tocando cada vez melhor, chegando a gravar uma demo. Foram também por ele filmadas pequenas curtas-metragens, criativas mas bastante perturbadoras.
Com 19 anos Kurt teve a sua primeira casa, lugar de ensaios do Nirvana. Neste mesmo ano Kurt conheceu sua melhor amiga e pior inimiga, a heroína.
Em 1991 o Nirvana lançou "Nevermind" (o meu album favorito), com o hit "Smells Like Teen Spirit".
As dores estomacais de Kurt estavam cada vez mais fortes, e para diminuir a dor, usava heroína.
Em 1992 casou-se com Courtney Love e em agosto do mesmo ano nasceu Frances, a única filha de Kurt.
Ele estava cada vez mais viciado, e infeliz. Usava heroína todos os dias, e cada vez tinha menos vontade de tocar e compor. A única alegria dele era a Frances.
Em 1994, em Roma, tentou-se matar, e escreveu um bilhete de suicídio, dizendo que como Hamlet ele tinha que escolher entre a vida e a morte, e ele estava a escolher a morte. Mas Courtney achou-o, e levou-o ao hospital. Ele tinha ingerido 60 comprimidos de um tranquilizante muito forte.
De volta a sua casa, os seus amigos levaram-no pra Los Angeles, para se internar, mas ele fugiu.
No dia 5 de abril de 1994, ele acordou bem cedo, escreveu uma carta que estava endereçada “para Boddah”, o seu amigo imaginário. Nesta carta ele relatava que não sentia mais prazer em fazer musica, falava das suas dores de estomago que estavam cada vez mais fortes, do seu medo de ver Frances se tornando igual a ele, a empatia que sentia por todos, e o facto que ele não se amava o suficiente. "Eu gosto, Deus, acredite em mim eu gosto mas não foi o suficiente"(pedaço de sua carta). Depois de escrever, ele pegou a espingarda, os cartuchos, toalhas (embora ele não fosse precisar delas, alguém precisaria), cerveja e o kit de heroína. Foi até a estufa, porque lá o piso era fácil de limpar, agarrou a espingarda, e encostou o cano no céu da boca. E então tudo acabou.
Mas ficou a saudade de uma geração inteira, e a saudade de quem era um bébé quando ele se foi, mas através de relatos, biografias, músicas, vídeos, depoimentos, arquivos antigos, se apaixona por alguém que já morreu.
Carta de despedida
Kurt Donald Cobain foi muito mais que um artista rock de sucesso, rico e drogado. Foi um rei, um líder, uma inspiração, a voz da chamada “geração X”, teve, tem e sempre terá fãs e músicos que se inspiram no seu trabalho. Kurt Cobain foi um astro mundial do rock, nunca haverá ninguem igual a Kurt Cobain!!! Que mesmo depois de anos continua fazendo sucesso pelo mundo inteiro. Comu dizia Kurt: "quando eu morrer todos vão sentir falta do rock quente e barulhento que viaja na minha veia".
Até sempre....
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
realmente foi pena..o bacano ainda tinha mto pra dar! :(
tb tenho pena é do texto abrasileirado do post! ao menos mudavas as palavras pra Português de Portugal! ;)
é assim...foi das melhores biografias que achei dele e que não fossem muito grandes para não se tornar chato....
já agora o site eh pt.wikipedia.org
mas eu nem achei assim tantas brasileiradas..no entanto vou rever o post... ;)
Biografia corrigida!!
obrigado pelo aviso!! ;)
Enviar um comentário