Se este grande homem da música portuguesa estivesse vivo..faria hoje 80 anos....E como tal axei que é mais do que merecido uma dedicatória a alguem que levou a guitarra portuguesa além fronteiras...
Poizé, Carlos Paredes (16 de Fevereiro de 1925 - 23 de Julho de 2004) foi um guitarrista e compositor português nascido em Coimbra e filho do também famoso guitarrista Artur Paredes. Foi um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa. Há quem lhe chame “O homem dos mil dedos”.
Paredes começou a tocar com a idade de 4 anos, e começou a sua carreira aos 11. Tocou com muitos outros artistas, incluindo Charlie Haden e escreveu fados para Amália Rodrigues. Escreveu muitas músicas para filmes, tendo recebido especial reconhecimento por “Verdes anos” de 1971.
Durante os anos 50 e 60 esteve preso por fazer oposição ao regime ditatorial português. Durante este tempo andava de um lado para o outro da cela fingindo tocar música, o que levou os companheiros de prisão a pensar que estaria louco, (de facto, o que ele estava a fazer, era compor músicas na sua cabeça).
Uma doença dos nervos (mielopatia), impediu-o de tocar durante os últimos 11 anos da sua vida. Morreu em 23 de Julho de 2004 devido a uma falha renal.
E com isso tirou-nos este grande génio da música...com muita pena!
Aqui fica aquela que foi provavelmente a música mais conhecida deste senhor...chamada "Verdes Anos"...
Verdes Anos
E deixo aqui também mais 2 excertos de músicas dele...também com grande qualidade...
Escadas do quebra-costas
Canções para Titi
Mt bom mesmo!! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Se reparares no meu post de ontem no quarto402, eu estava indignado com o facto de ter havido luto nacional para com a irmã Lúcia (que sinceramente não lhe reconheço nenhuma obra de utilidade nacional, sem ser, talvez, o facto de ter atraido turismo para a região de Fátima), em comparação para com grandes portugueses como foram Sophia de Mello Breyner Andresen e o mestre Carlos Paredes. Será possível que os nossos governantes apenas reconheçam obras religiosas (sendo que o nosso país não tem uma religião assumida, estando o direito de religiosidade escrito na Constituição Portuguesa) não reconhecendo como cultura duas das mais altas individualidades a nível cultural?? Mas como estes que cito há vários outros esquecidos.... É por isso que temos de nos unir para acabar com isto!!! Dia 20 de Fevereiro, vamos mudar o país!!! Vamos votar pah!!!!! lol
Grande homenagem!!! Que o Sporting hoje ganhe, e o meu Benfica que ganhe amanhã!!!!! ;)
1 abraço!
P.S. Excelente trabalho!!!
Enviar um comentário